quinta-feira, 8 de setembro de 2016

Aproveitar o sol com saúde



Os dias quentes de verão levam-nos a passar mais tempo fora de casa em atividades ao ar livre. E apesar de estarmos a caminho do fim desta estação, é bom continuar atento aos raios ultravioletas (UV). Seja na praia, desporto, passeios, caminhadas, ou simplesmente descansar numa esplanada, o sol está sempre presente, mesmo no outono ou no inverno. O sol tem imensos benefícios psicológicos, fisiológicos e estéticos. Quem não anseia pelo tom bronzeado que a pele adquire depois de alguns dias de férias num destino soalheiro?! Infelizmente, a exposição abrupta, prolongada e sem protecção solar adequada pode trazer alguns problemas. Como sejam as queimaduras solares, o eritema solar (usualmente chamado de alergia ao sol) ou o fotoenvelhecimento cutâneo precoce que se manifesta com o aparecimento precoce de rugas e rídulas, manchas de hiperpigmentação (acastanhadas) ou de hipopigmentação (brancas). Estes problemas podem potenciar, anos mais tarde, o aparecimemento de melanomas (cancro de pele). A boa notícia é que, com os cuidados adequados, estas situações desagradáveis podem prevenidas. E, em qualquer altura, podemos exibir um bronzeado saudável de fazer inveja.
Assim, podemos resumir os cuidados com a exposição solar da seguinte forma:
- A exposição deve ser gradual e progressiva.
- A pele deve ser protegida com protetor solar com factor ≥ a 30. Mesmo as pessoas morenas, que se bronzeiam com facilidade sem se queimarem, devem proteger-se com este factor porque não estão imunes aos outros malefícios do sol.
- Mesmo com proteção solar devem-se evitar as horas mais perigosas, entre as 12h e as 16h ou, idealmente, entre as 11h e as 17h. Atenção a quem viaja para os trópicos que os horários são ligeiramente diferentes. Em caso de dúvida, pode-se seguir a regra da sombra, quanto maior for a nossa sombra mais segura será a exposição solar.
- O protetor deve ser colocado corretamente. O ideal é aplicar em casa antes de nos vestirmos e, pelo menos, 30 minutos antes da exposição solar. A quantidade que se aplica também é importante. Deve-se espalhar o produto e não esfregar afincadamente para não diminuirmos a eficácia.
- Deve ser reaplicado a cada duas horas, após banhos de mar ou piscina ou em caso de transpiração excessiva quando se pratica desporto.
- Deve-se ter em conta o prazo de validade depois de aberto. Os protectores solares duram, no máximo, 1 ano depois de abertos. Nas embalagens encontramos este símbolo


O número que está inscrito corresponde à duração depois de aberto.
- Mesmo se estivermos à sombra, devemo-nos proteger. As superfíceis que nos rodeiam reflectem a radiação solar atingindo-nos mesmo na sombra. Por exemplo, a areia seca reflecte 20 por cento dos UV mas a areia molhada reflecte 40 por cento dos UV. A água reflecte até 50 por cento e 80 por cento passam através das nuvens logo nos dias nebulados também se deve colocar protector solar.
- Para compensar as agressões que a pele sofre com o sol, e para desenvolver um bonito bronzeado, a pele deve ser bem hidratada.Várias marcas dispõem de óptimos produtos compensadores para a pele do rosto e do corpo. Estes cuidados podem-se prolongar para além da época da praia.

Espero que estes pequenos conselhos sejam úteis para quem ainda não foi de férias. Para quem já regressou ao trabalho, espero que continuem a aproveitar, da melhor maneira, estes belos dias de Verão mas com saúde. Para mais informações, pode-se consultar a página da Associação Portuguesa de Cancro Cutâneo

Sem comentários:

Enviar um comentário